Preparo de solução
São átomos, íons ou moléculas pequenas.
Possuem diâmetro menor que Å.
Não sofrem sedimentação.
Não podem ser separadas do solvente por filtração.
Não podem ser observadas em solução por nenhum aparelho conhecido. As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de solvente quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
9.2 Classificação das Soluções Quanto à Fase de Agregação As soluções podem ser encontradas em qualquer fase de agregação: sólida, líquida e gasosa. A fase se agregação de uma solução é determinada pela fase de agregação do solvente
9.3 Classificação das Soluções Quanto à Condutibilidade Elétrica As soluções que apresentam apenas moléculas como partículas dispersas não conduzem corrente elétrica, pois as moléculas são eletricamente neutras. Essas soluções são denominadas moleculares ou não eletrolíticas. As soluções que apresentam íons como partículas dispersas conduzem corrente elétrica, pois os íons são carregados eletricamente. Essas soluções são denominadas iônicas ou eletrolíticas.
9.4 Solução Insaturada Uma solução é dita insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura. Graficamente pode-se observar que todos os pontos do gráfico que estão abaixo da curva de solubilidade indicam soluções insaturadas.
9.4.1 Solução Saturada Uma