Preparo de solu es 1509
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Disciplina: Química Geral
Professora: Roberta Ziolli
Aluno: Cintia Agnes Pereira
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Noturno
Turma: A Nº da prática: 3
Prática realizada no dia: 15/09/2014
Preparo de Soluções
Rio de Janeiro
Segundo Semestre 2014
1 – Introdução:
Solução é qualquer mistura homogênea. A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções. Tipos de soluções: solução líquida(ex.:refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze=cobre+estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente. Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução. Solvente é a substância que dissolve o soluto.
Classificação das soluções: De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções: Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
Num laboratório de química não existem soluções de todas as concentrações possíveis e imagináveis. Geralmente são preparadas e armazenadas soluções de concentrações mais elevadas e a partir delas, podem-se obter outras mais diluídas.
A concentração de uma solução deve ser expressa em