Preparo de materiais e meios de cultura
MICROBIOLOGIA – 3º CICLO BIOCOMBUSTÍVEIS – NOTURNO
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO EM LABORATÓRIO:
PREPARO DE MATERIAIS E MEIOS DE CULTURA
Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais. Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras.
Os meios de cultura podem ainda ser classificados quanto a procedência dos constituintes em naturais ou complexos, quando usa ingredientes com composição química não definida, tais como extratos de vegetais (malte, tomate, amido de tubérculos, peptona de soja, etc.) de animais (carne, cérebro, fígado, caseína, etc.) e de microrganismos (levedura) e artificiais, sintéticos ou ainda quimicamente definidos quando a composição química é conhecida (usados para trabalhos de pesquisa) e seus componentes servem para suprir as exigências nutritivas dos microrganismos, em fontes de carbono, nitrogênio, vitaminas, energia, sais minerais, dentre outros, quando então são conhecidas as necessidades nutricionais específicas. Quanto a composição química podem ser simples (meios básicos) ou complexos.
Este trabalho em laboratório tem como finalidade o aprendizado de técnicas de preparo de materiais para cultivo de microrganismos e meios de cultura.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS
Vidrarias e Equipamentos:
Placas de Petri;
Tubos de Cultura;
Pipetas;
Papel filtro;
Tesoura;
Pinça;
Placa de Aquecimento
Vidro relógio
Proveta;
Papel de embrulho (jornal);
Béquer;
Funil;
Erlenmayer: 1 de