Preparo de inoculo
SENAI FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LONDRINA
TECNICO EM BIOTECNOLOGIA
3° MODULO NOTURNO
PREPARAÇÃO DE INÓCULO
Ana Paula Conrado Rodrigues
Claudia Ferrari
Londrina – pr
2012
PREPARAÇÃO DE INÓCULO
Relatório de aula prática, realizada na disciplina de Fermentação apresentada as características exigíveis para a apresentação de um relatório técnico-cientifica, conforme a norma técnica NBR 10719:1989, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Prof. Lucas Bissouqui
LONDRINA – PR
2012
1. INTRODUÇÃO
Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais. Quanto à composição química podem ser simples ou básicos (que permitem o crescimento bacteriano, sem satisfazer, contudo nenhuma exigência em especial) e complexos ou especiais (quando cumprem com as exigências vitais de determinados microrganismos).
2. OBJETIVO
O objetivo desta aula será preparação de inóculo para que possa ser feito o método de quantificação microbiológica.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
▪ Levedura Saccharomyces Cerevisiae
▪ Microscópio
▪ Tubos de Ensaio
▪ Ellen Mayer
4. PROCEDIMENTO
1. Preparar 100 ml do meio de cultura YEPD (Leveduras) conforme a fórmula: Extrato de levedura 0,5 g Peptona 1 g Glicose 2 g • 1.1 Pesar as substâncias em um pedaço de papel manteiga (depois transferir para um Ellen Mayer); • 1.2