Preparo de amostra para ensaio metalográfico
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO 1 – PRÁTICA DIA 03/10/2013
MATERIAIS MECÂNICOS II
São Leopoldo
2013
1 INTRODUÇÃO
Para uma melhor e correta análise metalográfica, o corpo de prova deve ser bem preparado para evitar interpretações erradas e distorções das mesmas. Na aula prática desenvolvida aprendemos primeiramente como preparar os corpos de provas através da separação de diferentes cortes e aços, embutimento e lixamento dos mesmos.
1.1 OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é desenvolver o aprendizado na área da Engenharia Mecânica, aperfeiçoando os conhecimentos no contexto das micro-estruturas dos Materiais Mecânicos, aprendendo a influência da preparações dos corpos de prova para análise posterior.
2 PREPARAÇÃO DE AMOSTRA PARA ANÁLISE METALOGRÁFICA
2.1 AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Primeiramente separamos dois aços com dois cortes diferentes sendo eles, dois aços 1020 - um com corte longitudinal e outro transversal, e dois aços 1045 - um com corte longitudinal e outro transversal, ambos recozidos e normalizados.
2.2 EMBUTIMENTO
Após a separação começamos o processo de embutimento que trata-se de colocar os corpos de prova em uma espécie de forma cônica internamente, com uma fita adesiva na base, e preencher o restante da forma com uma resina preparada em um recipiente utilizando resina em pó e um catalisador para a mesma seguindo a proporção estabelecida de 1 X1 ( uma porção de resina e uma de catalisador). Após o preenchimento que deve ser procedido na capela deixamos a resina em processo de polimerização por aproximadamente 20 minutos.
2.3 LIXAMENTO
O processo de lixamento é feito para melhorar o acabamento do corte, até ficar no ponto para o polimento.
Iniciamos então com uma lixa mecanizada de grão 80, com o cuidado sempre para não