Preparação
Dispersão, na Química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância. Classificação:
1. De acordo com o tamanho das partículas dispersas, as dispersões se classificam em: * Solução: quando as partículas dispersas têm até 1 nm de diâmetro. Não é possível ver as partículas dissolvidas nem com microscópia eletrônica, e a separação das substâncias (disperso e dispersante) é feita através da destilação. Ex.: água + sal. * Colóide (ou dispersão coloidal): quando as partículas dispersas têm entre 1 nm e 100 nm de diâmetro. São misturas que, a olho nu, aparentam ser homogêneas, mas na realidade não o são. Realizando uma centrifugação, é possível separar o disperso do dispersante. O primeiro vai para o fundo do recipiente. Ex.: sangue humano, fumaça, gelatina. Suspensão: quando as partículas dispersas têm mais de 100 nm de diâmetro. É possível ver as partículas a olho nu. Geralmente usa-se a decantação ou filtração para separar as substâncias. Ex.: água + areia, água + terra, água + matéria orgânica do esgoto , ar + poeira.
A maior parte das reações químicas ocorre entre íons e moléculas dissolvidos em água ou outros solventes, e não entre sólidos, líquidos ou gases puros. Consideramos que uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Uma vez que essa definição não impõe qualquer restrição à natureza das substâncias envolvidas, podemos distinguir seis tipos de soluções, dependendo dos estados iniciais (sólido, líquido ou gasoso) dos componentes da solução..
Os químicos também caracterizam as soluções pela sua capacidade para dissolver um soluto. Uma solução que contenha a máxima quantidade de um soluto em determinado solvente, a dada temperatura, chama-se solução saturada. A solução, antes de atingir o ponto de saturação, é denominada solução insaturada; isto é, ela contém menos soluto do que é capaz de dissolver. Um terceiro tipo, uma solução