PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE NaOH – 0,1 MOL/L
As soluções a serem utilizadas em análise volumétrica devem ser cuidadosamente preparadas, pois, caso contrário, a determinação resultará em erro. Pode-se, em alguns casos, preparar soluções de concentrações exatamente conhecidas pesando-se, com precisão, algumas substâncias muito puras e estáveis e dissolvendo-se com um solvente adequado (água, no caso de soluções aquosas), em balões volumétricos aferidos. As substâncias que se prestam a tal procedimento são chamadas padrões primários.
Os padrões primários devem apresentar as seguintes características:
a) Serem de fácil operação, purificação e pesagem;
b) Serem fáceis de testar e permitir fácil eliminação de eventuais impurezas;
c) Serem estáveis ao ar sob condições ordinárias (pelo menos durante a pesagem);
d) Possuírem grande peso molecular, para que o erro relativo na pesagem seja pequeno e desprezível.
No entanto, muitas vezes não é possível seguir os procedimentos indicados acima, pois a substância com a qual se pretende preparar a solução não é um padrão primário. Nestes casos, devemos preparar a solução em concentração próxima da desejada e, em seguida, padroniza-la com um padrão primário.
2.OBJETIVO DO EXPERIMENTO:
Preparar uma solução de NaOH - 0,1 MOL/L, padronizar empregando a solução de Biftalato de Potássio, como padrão primário e determinar o fator de correção da solução preparada.
3.PARTE EXPERIMENTAL/MATERIAIS:
Béqueres de 100 e 250 mL
Bastão de vidro
Funil analítico
Balões volumétricos de 100,250 e 500 mL
Frascos de polietileno e de vidro
NaOH
Biftalato de potássio(C6H4(CO2H)(CO2K)
Inicialmente pesou-se 1,0g de NaOH em um béquer de 100mL.Depois dissolve-se com água destilada e transferiu-se, com a ajuda de um bastão de vidro e funil analítico, para um balão volumétrico de 250mL. Completou-se o volume com água destilada e homogeneizou-se a solução. Transferiu-se para um frasco adequado, limpo e previamente enxaguado com duas pequenas porções da