Preparação para a gravação de videoaulas
Preparação para a gravação de videoaulas
A “preparação para a gravação de videoaulas”, tem possibilitado a reflexão sobre técnicas para se comunicar melhor em público. Um tema interessante abordado trata de técnicas teatrais.
Todo profissional pode utilizar técnicas teatrais para se sair bem em público, isso porque, em diferentes situações de trabalho é necessário conseguir se comunicar, transferir a mensagem que se deseja para alcançar o objetivo determinado. No caso da profissão de professor, a primeira unidade nos ajudou a ver o professor com um ator, alguém que atua em sala de aula. Assim, na segunda unidade as técnicas teatrais são apresentadas como mais uma ferramenta que auxiliaria o professor em sua desenvoltura profissional.
O professor ao atuar precisa passar credibilidade aos alunos, para isso deve estar preparado fisicamente e psicologicamente, por exemplo, suas ações precisam ser pensadas, sua timidez precisa ser controlada. O domínio do conteúdo a ser ensinado é importantíssimo, mas do que adianta se não soubermos fazer com que esse conhecimento atinja os estudantes, que o aprendizado desses conhecimento seja agradável e não maçante. Nesse caso, trabalhar algumas técnicas teatrais, utilizando-as em prol de melhorar o trabalho docente, dando suporte para aprimorar a atuação profissional, criando um perfil psicológico da personagem e criando um ambiente, mostra-se importante.
Com a consciência de que dar aulas é atuar o professor pode se preparar e construir a “personagem professor”. Para essa construção a memória sensorial e a memória afetiva podem ser utilizadas. Tratam-se de “máscaras”
A memória afetiva permite que as vivências, as histórias de vida, as referências pessoais, sejam utilizadas para construir a “máscara”. Já a memória sensorial, podemos dizer que são as diversas informações que coletamos a partir dos nossos sentidos, como por exemplos, com observações. Ou seja, o caráter físico, um jeito de falar, de