Preparação Neuro-muscular
Enquanto a unidade estrutural de um músculo é a fibra do músculo estriado esquelético, a unidade funcional de um músculo é a unidade motora, formada por um neurônio motor e pela fibra que ele controla. Quando um neurônio motor na medula espinhal é estimulado, inicia um impulso que causa a contração simultânea de todas as fibras musculares supridas por aquela unidade motora. (MOORE, 2010).
Para a compreensão do mecanismo de contração muscular é necessário o entendimento dos conceitos de “potenciais de ação”, uma vez que é por meio deles que se é propagado o sinal nervoso do neurônio motor até a fibra muscular em questão.
Os sinais nervosos são transmitidos por potenciais de ação que são rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com grande velocidade por toda a membrana da fibra nervosa. Cada potencial de ação começa por uma alteração súbita do potencial de membrana normal negativo para um potencial positivo, terminando, então, com retorno quase tão rápido para o potencial negativo. Para conduzir um sinal nervoso, o potencial de ação se desloca ao longo da fibra nervosa até sua extremidade final (GUYTON & HALL, 2006).
O processo de contração muscular é dividido em etapas definidas: de início o potencial de ação passa do nervo motor até as terminações nas fibras musculares, onde serão secretadas substâncias neurotransmissoras (acetilcolina), que será responsável por abrir canais colinérgicos, o que produzirá uma despolarização local, provocando propagação do potencial de