Preparação do acido benzoico
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICA UnUCET
RELATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL II
Preparação do ácido benzóico (Curso: Química Industrial)
Acadêmico:Flávio Olimpio Sanches Neto
Professora: Maísa Borges
Anápolis/GO
Abril, 2012
01.INTRODUÇÃO TEÓRICA
Ácido Benzóico é um composto aromático da Família dos Ácidos Orgânicos. É um sólido em flocos, branco de odor característico.Trata-se do mais simples dos ácidos carboxílicos (uma carboxila, COOH ligada a um anel benzênico), praticamente insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos menos polares, como éteres, álcoois e benzeno. O nome oficial do ácido benzoico é ácido-benzeno-monocarboxílico.
A obtenção do ácido benzoico para fins comerciais se dá pela oxidação parcial do tolueno com oxigênio, usado naftalenatos de manganês ou cobalto como catalisadores ou pela oxidação do tolueno com solução aquosa saturada de permanganato de potássio. Outra forma de obtê-lo é a partir da reação do benzeno com cloreto de metanoíla, catalisado pelo cloreto de cobre I ou cloreto de alumínio, produzindo inicialmente o benzaldeído, posteriormente oxidado, dando origem, enfim, ao ácido benzoico. Também pode ser produzido por hidrólise da nitrobenzila ou da benzamida , ou por carbonação do bromobenzeno.
Encontrado em ameixas e em frutas de bagas (morango, amora, framboesa, groselha), em bálsamos e resinas e principalmente, na casca de árvores do gênero Styrax, como o benjoeiro, daí o nome ácido benzoico.
Do ácido benzóico derivam-se importantes sais como, por exemplo, o benzoato de sódio (C7H5NaO2), muito utilizado na conservação de alimentos e na composição de antitérmicos; a benzamida (C7H7ON), usada na fabricação de medicamentos; o benzoato demetila (C8H8O2), aplicado à produção de perfumes e também de pesticidas; o cloreto de benzoíla (C7H5OCl), líquido incolor empregado em várias sínteses orgânicas.
Neste experimento, a síntese do ácido benzóico