Preparação de soluções
O experimento tem a finalidade de familiarizar o estudante com o conceito de soluções e seus aspectos, como: concentração, solvente, soluto, em referências a liquidos e solidos.
Soluções são identificadas como misturas homogêneas com mais de uma substância. Solutos são compostos sólidos que compõe uma fase com outro composto líquido, chamado solvente. Solventes existem apenas de forma líquida, e podem assim também serem denominados se estiverem interligados a outros composto de forma líquida. Já a concentração é uma caraterística comum a ambos, essa é o que denomina qual proporção de compostos serão relacionados, por meio dessa também surte efeito a adequação de um determinado composto para desestabilizar as propriedades de outros. Em suma, seguindo a concepção empírica de diversas citações, concentração é uma medida relativa entre as quantidades dos componentes de uma solução.
Objetivo:
Desenvolver a pratica relacionada ao preparo de soluções aquosas e familiarizar-se com as análises de massas e volumes por meio da prescrição de concentrações, bem como aos conceitos de solutos, solventes e soluções. Devido ao fato do qual por meio das análises das concentrações prescrevidas na embalagem do soluto (suco em pó), almeja-se descobrir a massa de certos solutos e solventes. Conhecendo a concentração e aplicado-a de forma adequada, facilitaria que uma determinada substância fosse analizada sem o auxílio de aparelhamento sofisticado.
Parte experimental
Reagentes, vidrarias e equipamentos
- Soluto sólido (Refrescos artificiais fornecidos pelo professor)
- pisseta com água destilada
- Balões Volumétricos de diferentes capacidades
- béquer
- bastão de vidro
- pipeta graduada ou volumétrica (diferentes capcidades)
- pipetador de borracha (pêra)
- balança
- pincel marcador de vidro
Fase Experimental
Por meio de cálculos precisos ordenados por fórmulas adequadas, obteve-se as propriedades de soluções, solventes e compostos ao