Preparação de soluções
O material necessário à realização dos experimentos aqui sugeridos inclui soluções de diversas substâncias, indicadas algumas vezes em percentagem, outras vezes em molaridade. Ao adquirir o material, a escola deverá, também, providenciar pequenos frascos vazios, mas rotulados. O professor deverá enchê-los com as soluções indicadas em cada experimento e, então, entregá-los aos alunos ou utilizá-los em experimentos para a sala de aula. Além disso, a escola deverá providenciar quantidades maiores de certas substâncias, que ficarão de reserva, para que o professor prepare as soluções e com elas reabasteça os pequenos frascos. Os esclarecimentos e instruções dados a seguir facilitarão ao professor o preparo das soluções.
Conceito
Determinado material é denominado solução quando é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. São exemplos de soluções a água do mar, o bronze, o latão, o aço, etc. Numa solução, a substância dissolvida denomina-se soluto e aquela em que este (ou estes) se dissolvem denomina-se solvente.
Considere duas soluções: água-sal de cozinha e água-álcool.
Quando se adiciona uma pequena quantidade de sal de cozinha a um copo com água, o sal se dissolve, formando uma solução diluída. Aumentando-se a quantidade de sal, a solução vai-se tornando cada vez mais concentrada, até saturar-se, isto é, até atingir a capacidade máxima de dissolução. A partir desse ponto, todo sal adicionado deposita-se no fundo, não se dissolvendo. Portanto, por mais sal que se adicione, a concentração da solução permanece constante (desde que a temperatura também não se altere). Soluções nessas condições são denominadas saturadas. Neste exemplo, a água é o solvente e o sal é o soluto.
Considere agora soluções de álcool e água. Estas jamais atingem a saturação: os dois líquidos são miscíveis, independentemente da quantidade relativa de cada um. Neste caso, qual o soluto? Qual o