Preparação de solos
O preparo de solo é realizado com o objetivo de facilitar o plantio, garantir um melhor desenvolvimento das raízes, eliminar as ervas daninhas e incorporá-las, juntamente com os restos culturais. A sequência de eventos a serem realizados durante esta fase depende do estágio de exploração da área, do nível tecnológico a ser empregado, da quantidade de restos culturais e das características de solo.
Equipamentos de preparação do solo
O que são?
Equipamentos de preparação do solo, são equipamentos que visam melhorar as condições físicas e químicas do solo. Isto é, que permitem fazer o reviramento da leiva, melhorar a porosidade do solo e sua permeabilidade.
Preparação do solo
As condições do solo no local de plantação influenciam a capacidade de sobrevivência das espécies são processo de plantação e formação. Os problemas com as condições do solo devem ser identificados no local durante a seleção e complementados com análises laboratoriais, de forma a serem corrigidos antes da plantação.
O solo, na área de plantação de árvores e arbustos ou de sementeira de espécies anuais ou relva, necessita de ser cuidadosamente revolvido para facilitar o crescimento radicular. Na mobilização do local deve evitar-se a formação de superfícies demasiado lisas.
Tipos de preparações do solo
Existem dois tipos de preparações do solo: - Preparação inicial do solo - Preparação periódica do solo
Preparação Inicial do Solo
Os trabalhos que se realizam no solo arável com o objetivo de vir a proporcionar as melhores condições de desenvolvimento às plantas quer venham a ser semeadas ou plantadas, constituem aquilo a que se chama de operações de preparação do terreno para a sementeira ou plantação.
Para que as plantas se venham a desenvolver da melhor forma, existem dois objetivos fundamentais a atingir:
- Obtenção de uma adequada estrutura, até uma profundidade que seja suficiente ao bom desenvolvimento radicular de