Preparação de meios de cultivo
Executar a preparação de meios de cultivo, realizar a esterilização, conhecer as condições de armazenamento e descrever os fatores que podem influenciar na preparação e qualidade dos meios de cultivo para a análise
2. INTRODUÇÃO
2.1 Meios de Cultura:
Para o cultivo e identificação de microrganismos, usam-se soluções e substâncias nutritivas chamadas meios de cultura, que devem atender às exigências nutricionais das espécies a serem cultivadas.
Quanto à composição química, podem ser: Meios sintéticos (os componentes são quimicamente definidos) e Meios complexos (quando se adicionam ao meio substâncias complexas, como por exemplo, peptona, sangue, etc.).
Em relação ao estado físico, os meios de cultura dividem-se primeiramente em meios sólidos, aqueles que contêm Agar, e meios líquidos sem Agar, podem ser líquidos, também denominados de caldos, ou sólidos (caldo contendo 1,5% a 2% de Agar). Semi-sólidos, quando a quantidade de Agar e ou gelatina é de 0,075 a 0,5 %, dando uma consistência intermediária, de modo a permitir o crescimento de microrganismos em tensões variadas de oxigênio ou a verificação da motilidade e também para conservação de culturas. Ambos os meios são preparados com água destilada e aquecidos até que se dissolvam completamente.
2.2 Meio Mios (Meio Mortilidade Indol Ornitina) - Modelo M378
O Meio Mio é utilizado para a identificação de Enterobacteriaceae com base na motilidade, produção de indól e atividade de ornitina descarboxilase.
SINÔNIMOS: • MIO Medium, • Meio Motilidade Indol Ornitina, • Motility Indole Ornithine Medium.
APLICAÇÃO E USO: O Meio MIO foi formulado por Ederer e Clark e Oberhofer e Hajkowski para a detecção de motilidade, indól e descarboxilação da ornitina em tubo de cultura único. No teste de motilidade a bactéria móvel cresce além da picada, turvando total ou parcialmente o meio, a bactéria imóvel cresce somente na linha da semeadura.