Preparação de medicamentos
Desenvolvimento de Medicamentos
Os medicamentos podem actuar ligando-se a receptores ou enzimas específicas, inibindo-os ou modulando as suas actividades.
O conhecimento destas moléculas e das vias nas quais participam é crucial para o desenvolvimento de medicamentos.
Um medicamento eficaz é muito mais que um modulador potente do seu alvo. Eles têm de durar dentro do organismo o tempo suficiente para atingir os seus alvos, e não têm de modular outras biomoléculas que não sejam as suas moléculas-alvo.
Os medicamentos têm sido descobertos através de duas abordagens:
•
•
Um composto é descoberto po ter um efeito fisiológico desejável.
Estas substâncias podem ser descobertas por acidente, por fraccionamento de vegetais ou outros materiais conhecidos por terem propriedades medicinais ou por triagem de produtos naturais. Nesta abordagem o efeito biológico é conhecido antes de ser identificado o alvo molecular, que pode ser identifcado numa etapa separada. O modo de acção da substância só é identificada mais tarde, após bastante trabalho adicional.
A segunda abordagem tem início num alvo molecular conhecido. Os compostos candidatos a medicamento que se ligam ao alvo são identificados e posteriormente examinados quanto aos seus efeitos fisiológicos. Muitos medicamentos baseiam-se em em produtos naturais. Por exemplo, a aspirina é um derivado químico de um composto isolado a partir da casca do salgueiro.
Farmacologia – ciência que trata da descoberta, da química, da composição, da identificação, dos efeitos biológicos e fisiológicos, das utilizações e da fabricação de medicamentos.
Um composto exógeno, não adaptado ao seu papel na célula através de uma longa evolução, tem de ter várias propriedades especiais para funcionar com eficácia sem causar dano sério.
Candidatos a Medicamentos Têm de Ser Moduladores Potentes dos
Seus Alvos
A maioria dos medicamentos liga-se a proteínas específicas dentro do
organismo,