Preparação de Biodiesel
ÓLEO ALIMENTAR
Aluno: Alexandra Ceban, Nº 39884
Turno 2, Grupo 7
Cadeira: Prática de Química Orgânica I
Professora: Elvira Gaspar
Curso: Química Aplicada
18-05-2013
1
Índice
Introdução
pág. 3
Protocolo experimental
pág. 4
Procedimento
pág. 5
Resultados
pág. 6
Discussão
pág. 6
Conclusão
pág. 8
Bibliografia
pág. 8
2
Introdução
É do conhecimento global que no último século foram libertados para a atmosfera grandes quantidades de gases poluidores, o que provocou transformações notórias como o aquecimento global, buracos de ozono e chuvas ácidas.
O actual ciclo do aquecimento global está a causar mudanças no ritmo climático a que os seres vivos estão acostumados. O que se pode fazer para retardar esse aquecimento? Como vamos lidar com as mudanças que já começaram a acontecer?
Enquanto lutamos para perceber tudo e tentar arranjar soluções, a face da Terra como a conhecemos – costas, florestas, montanhas cobertas de neve – estão em jogo. Durante décadas, os cientistas tentaram perceber o que está a causar o aquecimento global. Pensaram nos ciclos naturais e acontecimentos que são conhecidos por influenciar o clima. No entanto, a gravidade do aquecimento não pode ser justificada apenas por esses factores, tinha de existir algo mais para além disso. A única forma de explicar esses padrões seria se incluíssem o efeito dos gases de efeito de estufa emitidos pelos humanos de várias formas. A maior parte proveniente da queima de combustíveis fósseis na produção de combustíveis para automóveis, em fábricas e na produção de energia. O gás responsável pela grande parte do aquecimento é o dióxido de carbono.
Há várias formas de compensar o planeta pelo mal que lhe provocámos e uma delas é usar formas alternativas à queima dos combustíveis fósseis, como a produção de biodiesel.
O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais e