Preparação de acidos e bases
Uma solução é definida como mistura homogenia de duas ou mais substancias, contendo partículas de tamanhos moleculares com diâmetro menor que só A, distribuindo uniformemente na mistura.
Toda solução possui certo grau de concentração. Concentração é a relação entre o soluto e o solvente, ou menos com a solução. Essa relação pode ser expressa de muitas maneiras; no entanto, utiliza-se para a primeira parte deste experimento, que é preparação de duas soluções a seguinte relação:
C= N soluto V (l)
Uma vez preparadas duas soluções, uma acida e outra básica com as quais sera trabalhada, é necessário que se encontre a concentração real de cada uma delas. O processo a ser utilizado chama-se padronização.
A padronização consiste em tornar uma solução padrão. Tendo a quantidade de solução padrão necessária para reagir completamente com a amostra, têm-se condições para calcular a concentração dessa amostra.
O processo de adição da solução padrão ate que a reação esteja completa é chamado de titulação. O reagente de concentração conhecida é chamado de titulante. O ponto exato onde a reação completa é chamada de ponto de equivalência. O termino da titulação é percebido por alguma modificação pisica provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, a fenolftaleína.
Objetivos
Preparar soluções acida e básica de concentração aproximada de 0,10 mol/L e determinar a concentração real das soluções de acido clorídrico (HCL) e hidróxido de sódio (NaOH).
Materiais utilizados:
- (HCL);
- (NaOH);
- (Na²CO³);
- Alaranjado de metila;
- Fenolftaleína;
- Agua destilada;
- Bureta;
- Béquer;
- Erlenmeyer;
- Pipeta volumétrica;
- Balão volumétrico;
- Suporte universal.
Procedimentos
- Preparação e padronização do HCL.
Adicionou-se primeiramente 50 ml de agua destilada ao béquer onde será acrescido o volume de HCL, e dentro da capela, transferiu-se o volume que: obtido pelo calculo [...]
0,1 mol/HCL - 1000.ml
X