Preparaçao do naoh
Farmácia - 3° semestre
Turno: Noturno
Relatório de Química Analítica
Prof.: Daniela Patto.
Matéria: Química Analítica.
Santana de Parnaíba 10 de Abril de 2013.
Introdução
É preciso inicialmente definir o conceito de soluções, que na verdade é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde teremos a divisão de solvente e o soluto, o primeiro é caracterizado em seu estado físico líquido e o que tem a maior porção, já o segundo se apresenta em estado sólido em porção menor, na união dos dois, teremos uma solução. Uma solução pode se apresentar nos três estados físicos, gás, líquido ou sólido.
Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica,sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então se definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente.
Neste experimento procedemos o preparo e padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N. A padronização foi feita por titulação* com uma solução padrão de biftalato de potássio
(C8H5KO4)** utilizando como indicador a fenolftaleína.
*Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de uma outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas.
** Padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de