Prepara Es L Quidas
Solução
Consiste na mistura de um soluto e um solvente, resultando num fármaco de uma única fase.
Soluções cavitárias, errinos, otológicas e oftalmológicas
Soluções Cavitárias Enemas
Forma farmacêutica líquida destinada à aplicação retal com fim laxativo ou para produzir efeito local ou sistêmico. Os requisitos básicos destas preparações são: estabilidade e viscosidade adequada.
Via de administração retal.
Duchas
Forma farmacêutica líquidas com finalidade de limpeza e antissepsia.
São soluções cavitárias usadas em duchas e aplicam-se a cavidades do corpo como vagina, nariz, uretra, olhos e faringe.
Preparações Errinos/Nasal
A mucosa nasal está sendo considerada como via de administração para se obter um rápido e alto nível de absorção de fármacos de ação sistêmica. Ricamente vascularizada associada à alta permeabilidade faz da mucosa nasal uma via de administração atrativa para administração de fármacos.
Tipo de Preparações:
As soluções nasais são soluções preparadas para administração nasal na forma de gotas ou sprays.
As suspensões nasais são preparações liquidas contendo princípios ativos insolúveis para administração nasal.
Géis nasais e pomadas nasais são preparações semissólidas para aplicação nasal que podem ser destinadas para uso sistêmico ou local.
Pós nasais na forma de pó seco destinados a ser aplicadas no nariz por meio de dosadores especiais. Normalmente, são utilizados para veicularem fármacos de ação local na cavidade nasal.
Anatomia
O nariz é um segmento superior da via respiratória. Apresenta dois orifícios externos – as narinas, e dois orifícios internos – as coanas, as quais se comunicam com a rinofaringe.
Ele pode ser divido em nariz externo ou pirâmide nasal e nariz interno ou fossas nasais. A área mais eficiente para absorção de fármacos é a parede lateral altamente vascularizada da cavidade nasal: a camada mucosa das conchas nasais. pH nasal
O pH da secreção nasal em indivíduos adultos varia entre 5,5 e 6,5 e em