Prensa excêntrica
Magnos Marinho Marco Orgel
Sapucaia do Sul, Novembro de 2012.
Prensa
Prensas são equipamentos utilizados na conformação e corte de materiais diversos, onde o movimento do martelo (punção) é proveniente de um sistema hidráulico (cilindro hidráulico) ou de um sistema mecânico (o movimento rotativo é transformado em linear através de sistemas de bielas, manivelas ou fusos).
Nomenclatura de uma prensa excêntrica
Estrutura de uma prensa mecânica excêntrica
A estrutura da prensa é construída para absorver todas as forças atuantes na mesma. O projeto estrutural depende da força de estampagem, que determina a rigidez da estrutura, das dimensões das matrizes ou estampos, da necessidade de acessibilidade à área de trabalho e do grau de orientação e precisão requerido pelo martelo.
Sistemas de transmissão
O acionamento do martelo transforma o movimento circular do volante em movimento retilíneo do martelo. Normalmente a transmissão final do movimento é feita por um mecanismo tipo link-drive nas prensas de duplo efeito e por um mecanismo tipo biela-manivela nas prensas de simples efeito. As engrenagens são de dentes inclinados e duplos (helicoidais). Os mancais de deslizamentos são feitos de bronze com alta resistência ao desgaste e são lubrificados por um sistema automático.
Sistemas de transmissão
Mecanismos de transmissão de uma prensa. Na descida do martelo, entre o PMS (ponto morto superior) e o PMI (ponto morto inferior), as alavancas e bielas que compõem o mecanismo assumem diversas posições que são na maior parte do tempo desfavoráveis à aplicação da força de prensagem. Dessa forma, em uma prensa mecânica a força nominal só poderá ser utilizada quando o martelo estiver próximo ao PMI.
Elementos da transmissão
Sistema de Forças na Prensa Excêntrica
O momento disponível no volante da prensa é constante e transferido para o eixo excêntrico da prensa através da embreagem. A medida que o eixo excêntrico gira,