premissas basicas da teoria de sistemas
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas, a saber:
Os sistemas existem dentro de sistemas. Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também o supra-sistema faz parte de um supra-sistema maior. As molecuas existem dentro de células, que existem dentro de tecidos, que compõem os órgãos, que compõem os organismos, e assim por diante.
Os sistemas são abertos.É uma decorrência da premissa anterior, cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercambio como seu amibiete para trocar energia e informação.
As funções de um sistema dependem de sua estrutura. Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercambio com outros sistemas dentro do meio ambiente.
A teoria de sistemas introduziu-se na teoria administrativa por varias razoes:
A necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforço tentado sem muito sucesso pelas teorias estruturalistas e comportamental. Todas as teorias anteriores tinham um ponto fraco: a microabordagem. Elas lidavam com pouquíssimas variáveis da situação total e reduziram-se algumas variáveis improprias e que não tinham tanta importância em administração.
A cibernética permitiu o desenvolvimento e a operacionalização das ideias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada á administração.
Os resultados bem sucedidos da aplicação da Teoria de Sistemas nas demais ciências.
O conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestalistica de um conjunto de coisas complexas dando-lhes uma configuração e identidade total. A analise sistemicas ou analise de sistemas das organizações permite revelar o “geral no particular”, indicando as propriedades gerias das organizações de