PREGA A PALAVRA
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/prega-a-palavra/teo lo gia
PREGA A PALAVRA digg Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercarse-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. 2 Timóteo 4:2-3.
Paulo está preso em Roma, a sua segunda prisão, ele está na ante-sala do martírio, no corredor da morte. Paulo está escrevendo a sua última carta e este capítulo é o último capítulo. E estas são as últimas palavras do apóstolo antes de ir para o martírio, por isso, vale à pena f icarmos atentos ao que Paulo está dizendo. Antes de morrer Paulo f alou a seu pupilo Timóteo sobre a importância da pregação. E é muito importante aprendermos o que ele está dizendo aqui. Há uma grande dif erença entre pregar a
Palavra e pregar sobre a Palavra. A Palavra é o conteúdo da pregação e a autoridade do pregador. A Palavra é a f onte da mensagem e a autoridade do mensageiro. O pregador não cria mensagem, ele transmite a mensagem. A mensagem não é gerada pelo pregador, porque a mensagem é de Deus. Deus dá a mensagem e os seus f ilhos anunciam as boas novas. O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boasnovas. Salmos 68:11.
A mensagem é a própria Palavra, por isso não devemos anunciar outra coisa senão a Palavra. É muito importante nós entendermos isso, porque a ordem de Deus é: “Prega a Palavra”. Por isso a pregação é o instrumento mais importante que Deus sempre usou e ainda usa e há de usar, para chamar as pessoas à f é salvadora. Foi Jesus quem orou ao Pai dizendo: Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra. João 17:20.
Foi Paulo quem disse que “a f é vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. A pregação jamais deixará de ser o ponto mais importante da missão da