prefil do farmaceutico no vale do ribeira
857 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOEm 1988, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que “a busca da saúde mediante o enfoque da atenção primária exigirá a redefinição dos papéis e funções dos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, etc., que terão que aceitar sua inclusão como membros na equipe de saúde”.
Cada vez mais a profissão de farmacêutico evolui e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades. Além da tradicional atuação na fabricação e dispensação de medicamentos, o farmacêutico é um membro integrante da equipe de saúde e assume funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.
Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) organizaram um manual de pratica farmacêutica com foco no atendimento ao paciente. A publicação, que existe desde 2006, procurou definir o perfil do farmacêutico e descrever as sete principais competências necessárias neste novo contexto.
Em 2000, esta combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes ganhou a denominação de “Farmacêuticas Sete Estrelas”, e o manual foi criado para atender às constantes mudanças da profissão e estabelecer novas atitudes na prática da Farmácia e orientar profissionais, estudantes e professores do mundo inteiro. As sete competências descritas no manual são as seguintes: Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde; Capaz de tomar decisões, Comunicador, Líder, Gerente, Atualizado permanentemente (pesquisador) e Educador.
JUSTIFICATIVA
Observar se o farmacêutico do Vale do Ribeira consegue com todas as dificuldades da região, aplicar às competências que cabe a sua profissão, a pesquisa nos ajudará aos ingressos a essa carreira profissional saber compreender as dificuldades e assim, traçar planos para melhor atuação e desempenho do farmacêutico, ajudando assim a população. “Substâncias nas mãos dos farmacêuticos