Preevnção de incêndios no laboratório
7110 palavras
29 páginas
A PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NO LABORATÓRIOResumo Ao realizarmos este trabalho sobre a prevenção contra incêndios no laboratório, pretendemos aprofundar um pouco mais os conhecimentos dos riscos que podem surgir no laboratório e como actuar eficazmente sobre essa possível ocorrência com os meios disponíveis ao nosso alcance, afim de rapidamente e eficazmente se possível, mas também principalmente aprofundar os conhecimentos sobre o “incêndio” em si não só em laboratórios mas também nos edifícios. Aborda-se a origem, tipos e meios de extinção do fogo. Esperamos que este trabalho possa contribuir como uma mais-valia sobre o que é o fogo e a sua prevenção.
Introdução A filosofia preventiva, mais do que a mera observância de um conjunto de regras técnicas, e eventualmente previstas na lei, visa a obtenção de níveis elevados de segurança, saúde e bem-estar. A Prevenção integrada de concepção tem por objectivo a consideração de diversos aspectos de Segurança, de Higiene e de Condições de Trabalho, desde a fase inicial da concepção do edifício, do novo equipamento, da nova organização de trabalho, do novo processo, por oposição à prevenção correctiva que visa a redução ou eliminação do risco detectado só na fase de laboração (eventualmente após já ter provocado danos, acidentes, ou doença profissional). Assim, para atingir tais objectivos, o projectista poderá recorrer também a normas de orientação técnica, nacionais ou internacionais, a códigos de boa prática, a valores limites de exposição, e ainda a guias de fabricantes de equipamentos e produtos.
Um laboratório é um local de trabalho com potenciais riscos de acidente, dado que se manipulam substâncias com perigosidade considerável, que se indevidamente utilizadas, podem causar danos graves de grandes repercussões. O laboratório deve estar devidamente sinalizado, com mapa geral e plano de emergência interno. A indicação de localização de extintores, chuveiro, balde de areia, saídas,