Preditiva
A Manutenção Preditiva tem sido uma ferramenta fundamental para o gestor tomar decisões mais precisas, pois com a atuação no foco do problema é possível diminuir as paradas não programadas e aumentar a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, além de melhorar a qualidade, diminuir os desperdícios e, principalmente, reduzir custos e aumentar a produtividade. Ela é um dos métodos mais inovadores da gestão da manutenção, pois possibilita fazer o monitoramento e o acompanhamento de desempenho do equipamento através de instrumentos que fornecem dados quantitativos dos componentes.
Análise de Vibração[->0]
[->1]
Considerada uma das principais técnicas de Manutenção Preditiva, devido a gama de informações que se pode detectar na sua aplicação em equipamentos rotativos
A menor anomalia em um sistema dinâmico causa variações na intensidade das vibrações do sistema. Em alguns casos, ocorrem picos de intensidade que excedem o nível de ruído normal do sistema.
O ensaio para vibrações mecânicas, em muitas plantas, é um método indispensável para a detecção prematura de anomalias de operação em virtude dos vários tipos de problemas, tais como falta de balanceamento das partes rotativas, desalinhamento de juntas, rolamentos e polias, excentricidade, interferência, erosão localizada, abrasão, ressonância, folgas, etc..
O método tem se provado útil na monitoração da operação de máquinas rotativas (ventiladores, compressores, bombas, turbinas, etc.); na detecção e reconhecimento da deterioração de rolamentos; no estudo de mal funcionamento típicos em maquinaria com regime cíclico de trabalho, laminadores, prensas, etc.; e na análise de vibrações proveniente dos processos de trinca, notadamente em turbinas e outras máquinas rotativas.
A utilização do método proporciona uma grande confiabilidade na operação de instalações e na possibilidade de seu desligamento em tempo hábil antes do colapso, para substituição de peças desgastadas ; na usinagem