Precussores da educação infantil: célestin freinet e a busca para atender as necessidades das crianças
429 palavras
2 páginas
PRECUSSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CÉLESTIN FREINET E A BUSCA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DAS CRIANÇASFREINET se diferencia da maioria dos pensadores e teóricos da educação, pois atuou como professor por quase toda sua existência. Sua proposta pedagógica surgiu a partir de sua observação com a resposta das crianças às práticas pedagógicas utilizadas e em como encontrar uma solução que as levasse a gostar do espaço escolar e das atividades propostas. Ela se centralizou na produção da criança e em sua cooperação com os outros.
Para FREINET, o aprendizado surge a partir de experiências que dê significados aos aprendizes. As crianças deveriam produzir coisas que tivessem utilidade –, tanto bens materiais, quanto bens culturais,através das observações feitas nas AULAS-PASSEIO. Ao voltarem, FREINET escrevia na lousa um resumo do que tinham visto no passeio, e as crianças acrescentavam suas observações em seus cadernos, surgindo, daí, um clima de interesse pela leitura e escrita. Os alunos produziam poesias, jornais, livros escritos e impressos com bastante entusiasmo. A produção dos alunos era posteriormente enviada às comunidades visitadas.
Segundo seu método, a cooperação deve ser mútua, não só entre os alunos, mas também entre os educadores. Com a ajuda de um amigo e também professor, FREINET criou a CORRESPONDÊNCIA ESCOLAR, onde as crianças e professores trocavam correspondências, fotografias, comidas e muito mais. Essa experiência criou asas e se alargou entre outros professores e alunos, por todo o país. FREINET dizia que dessa forma eles romperiam “o círculo do individualismo estéril”, dando lugar à cooperação no trabalho coletivo, respeitando o ritmo de cada um e valorizando a produção individual.
O trabalho de FREINET atingiu uma proporção tão gigantesca, que em 1927 publicou uma revista com textos, poemas e desenhos feitos por seus alunos e, com a ajuda de outros professores. A troca de correspondência escolar cresceu tanto, que foi necessário criar a