Precursores filos ficos da Psicologia
História da Psicologia
Precursores filosóficos da Psicologia (Parte 1)
Objetivos da Unidade 03:
Apresentar os principais filósofos da Antigüidade que contribuíram para o desenvolvimento da Psicologia moderna.
Relacionar pensadores da Antigüidade a seus principais conceitos, teorias e/ou doutrinas, enfatizando suas contribuições para a Psicologia.
Instruções da Unidade 03:
1. Leia o Texto Introdutório da Unidade 03.
2. Leia o Texto Base da Unidade 03.
3. Responda as questões para orientar a leitura.
4. Procure a professora ou os tutores da disciplina para esclarecer quaisquer dúvidas. 5. Quando se sentir preparado, procure a professora ou os tutores da disciplina para fazer a avaliação referente a esta unidade.
Texto Introdutório da Unidade 03:
Origens do pensamento filosófico ocidental
Fernanda Pingarilho Mendizabal
Instituto de Educação Superior de Brasília
Curso de Psicologia
A Psicologia moderna pode ser considerada fruto de uma longa história, que tem seu início na distinção entre mente e corpo discutida por filósofos da Antigüidade. O que afastou, paulatinamente, a Psicologia científica de suas origens filosóficas se refere mais aos métodos utilizados na obtenção do conhecimento acerca do ser humano, do que aos temas estudados por cada disciplina. Por esse motivo, é primordial, para a compreensão da Psicologia contemporânea, o conhecimento de suas raízes no berço da civilização ocidental.
A busca por conhecimento e compreensão da realidade acompanha o ser humano desde o nascimento das primeiras civilizações. O mito é a forma mais antiga empregada pela humanidade na busca de sentido para os fenômenos naturais. O pensamento mítico foi reconhecido por historiadores em diversas civilizações entre os séculos X e VII a.C., como nas culturas grega, romana e nórdica (Carpigiani, 2010).
Representação dos deuses no Olimpo.
Página 1 de 10
Unidade 03
História da Psicologia
Homero e Hesíodo foram os primeiros gregos a documentar o pensamento