PRECURSORES DA PSICOLOGIA
-Estruturalismo: reduz a complexidade da experiência humana a simples sensações; dedica-se ao estudo de partes ou elementos ao invés de estudar estruturas mais complexas; baseia-se somente em relatórios verbais, excluindo indivíduos incapazes de introspecção. Preocupa-se a constituição mental.
-Funcionalismo: volta-se para a função dos processos mentais conscientes. Os funcionalistas estudavam a mente não do ponto de vista de sua composição, mas como um conglomerado de funções ou processos que levam as conseqüências práticas do mundo.
- Guestalt: defende que os fenômenos psíquicos só podem ser compreendidos se forem vistos como um todo e não através da divisão em simples elementos perceptuais.
2 Descreva as características principais das teorias comportamentais, cognitivas, humanistas e biológicas.
- Teoria Comportamental: procura explicar o comportamento pelo estudo de relações funcionais interdependentes entre estímulos e respostas. Entende o comportamento como uma relação interativa de transformação mútua entre o organismo e o ambiente que o cerca, na qual os padrões de conduta são naturalmente selecionados em função de seu valor adaptativo.
- Teoria Cognitiva: o foco central da teoria cognitiva é o pensar humano e todos os processos baseados no conhecimento. Dedica-se a compreensão dos processos cognitivos que influenciam o comportamento.
- Teoria Humanista: vê o homem como um ser ativo e autônomo, que busca, conscientemente, seu próprio crescimento e desenvolvimento, apresentando uma tendência à auto-realização.
- Teoria Biológica: busca as causas do comportamento no funcionamento dos genes, do cérebro e dos sistemas nervoso e endócrino. O comportamento e os processos mentais são compreendidos com base nas estruturas corporais e nos processos bioquímicos do corpo humano.
3 Como se define a teoria