preconteito
1.0 Resumo
Uma das melhores formas de se compreender uma sociedade é observando suas manifestações artísticas. Nessa perspectiva, a Música desponta como uma das mais importantes obras de arte no sentido de síntese de valores, crenças, problemas e contradições, ou seja, podemos dizer que a Música retrata a alma de uma sociedade.
Assim, justifica-se o presente trabalho, no qual propomos uma análise do preconceito em letras de músicas brasileiras. Pesquisamos algumas músicas, e delas, tiramos fragmentos onde se nota preconceito, sendo transmitido direto, ou indiretamente.
P. 02
2.0 Conceito - Preconceito
O termo preconceito vem sendo abordado com frequência na sociedade atual, na mídia, nas escolas e na política cada vez mais o preconceito é alvo de debates para a criação de leis e melhora de conduta social. Palavras como raça e etnia nos segregam em grupos como a animais e são também frequentemente usadas em debates sobre preconceito.
A palavra preconceito em si não carrega a ideia de um crime, e sim de ignorância, ter preconceitos significa afirmar algo mesmo que apenas em pensamento sem ter conhecimento suficiente para afirmar. Mas o preconceito tende a se manifestar numa atitude discriminatória, por discriminação entendemos fazer uma distinção, é o ato ou efeito de discriminar que leva a exclusão e estigmatizarão de grupos e pessoas. Mas quando esse se manifesta em atitudes discriminatórias torna-se prejudicial, esse preconceito ao transformar-se em atos discriminatórios faz uso de generalizações para rebaixar, indivíduos, crenças, atitudes, e opções.
Existem vários tipos de preconceitos, exemplos: Racial; Linguístico; Religioso; Sexual; Social.
P. 03
3.0 Preconceito em Músicas
Nosso objeto de estudo é constituído por