preconceito
Uma das maiores dificuldades de convivência entre as pessoas se baseia no fato do ser humano apresentar um ser social por natureza e, simultaneamente, um ser egocêntrico. Por sermos sociais, somos incapazes de viver sozinhos no mundo e, por sermos egocêntricos, somos incapazes de conceder aos nossos semelhantes as mesmas regalias que nos concedemos. O desafio de se conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário. Diante de grande pluralidade cultural e étnica que se choca com frequência no mundo globalizado é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.
A dificuldade de algumas pessoas de lidar com as diferenças vêm através da família de seus costumes. Uma manifestação dessa dificuldade esta relacionada aos mais variados preconceitos, como por exemplo, o racismo. No Brasil, existe uma enorme miscigenação de raças, culturas e religiões. Apesar disso, frequentemente acontecem atos incompreensíveis de algumas pessoas em relação aos negros, homossexuais e ateus, entre outros.
Todo e qualquer individuo tem seu jeito e suas particularidades. Dessa forma, todos devem respeitar o estilo de vida de cada um. Deve existir a compreensão da