Preconceito Racial
Preconceito Racial
“Nossas Raizes Afrodescentes”
Curso: Letras Português/Inglês – Noturno 2° período
Disciplina: Praticas de Ensino II
Professora: Karlla Trindade
Alunos: Rosimar de Paulo
Ricardo José Cavalcante
Raquel Poltronieri
Serra, Espirito Santo – Setembro de 2014
Curso: Letras Português/Inglês – Noturno 2° período
Disciplina: Praticas de ensino
Professora: Karlla Trindade
Alunos: Rosimar de Paulo
Ricardo José Cavalcante
Raquel Poltronieri
Tema:
Preconceito Racial “Nossas Raízes Afrodescendentes”
O âmbito escolar apesar de ter o objetivo de fornecer boa parte do conhecimento educativo aos alunos contrasta com o fato de ser também palco de diversas discriminações, entre elas a racial, este fato evidencia a pouca consciência criada pelos alunos em relação à diversidade étnico-racial.
Escolas nesta situação acabam provocando consequências muito desagradáveis a alguns grupos raciais como negros, índios e asiáticos. A exemplo citamos a seguinte situação: “um aluno de escola pública, negro e extrovertido é alvo de diversos preconceitos, muito de seus colegas sem reflexão de seus atos e ideias acabam chamando tal aluno de burro, simplesmente por acharem que todo negro é inferior intelectualmente”. Com o passar dos dias letivos o aluno que sofre preconceito acaba cristalizando ideias de auto-rejeição, baixa autoestima, timidez, passa a ter nenhuma ou pouca participação em sala de aula, sente dificuldade no processo de aprendizagem, diminuição considerável do seu rendimento escolar e por fim a evasão escolar.
4. JUSTIFICATIVA
No Brasil, o número de escolas onde não há uma reflexão sobre as relações raciais no planejamento escolar é elevado. Este fato proporciona, entre outros problemas, dificuldades na geração de relações interpessoais respeitáveis e igualitárias no âmbito escolar, onde são encontrados diversos grupos sociais.