Preconceito Linguístico
17/04/2015
Preconceito Linguístico
Sara Fernanda Monteiro Rocha
Administração – 1º Período
Disciplina: Comunicação Empresarial
Professora: Fernanda C. Fernandes
Mito nº 1: “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”
No Brasil a língua falada apresenta muita variedade por vários aspectos, como a idade, formação escolar, situação sócio econômica e da região onde vive. Por isso, não podemos dizer que a língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade, que ela é padrão, pois a língua será consequências dos fatores que interferem na forma com que o brasileiro aprende a falar.
Mito nº 4: “As pessoas sem instrução falam tudo errado”.
Podemos considerar este mito como um preconceito linguístico e social, em que qualquer fala ou escrita que fuja do padrão da gramática é considerada errada. As pessoas não podem ser rotuladas pela sua situação econômica ou regional, sendo que elas se comunicam da forma que foram instruídas em seu desenvolvimento e podem não terem tido acesso à educação, na maioria das vezes, pela precariedade da educação no Brasil. O que importa é a pessoa conseguir transmitir a mensagem que quer passar dentro do contexto em que está inserido.
Mito nº 5: “O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão”.
Muitos fazem comparações entre a forma que a língua é empregada nas regiões, estados ou comunidades espalhadas pelo Brasil, o que não deve ser feito. A variedade linguística deve ser respeitada, então não existe forma certa ou errada de falar a língua portuguesa, e sim formas diferentes, que se formaram pelo histórico cultural e influências que a localidade sofreu em sua história. O fato de considerar o Maranhão como o lugar que se fala mais correto é pela semelhança da forma que eles falam com o português de Portugal. Porém, a língua portuguesa tem suas diferenças muito nítidas se comparadas as formas que é utilizada no Brasil e em Portugal, então, não podemos dizer que