preconceito linguistico
Quem era Napoleão mendes de Almeida? Professor, gramatico e critico ferrenho da língua portuguesa.
1) conjunto de regras que devem ser seguidas.
2)conjunto de regras que são seguidas.
3)conjunto de regras que o falante da língua domina
Mesmo assim, o senso comum, e alguns especialistas que estudam a língua, ainda designam a língua portuguesa apenas como sinônimo de gramática normativa.
Napoleão Mendes de Almeida defensor radical do ensino gramatical que afirmava que somente o cidadão que domina as normas gramaticais pode ser chamado de falante da língua portuguesa.
Napoleão também afirmava que a literatura morreu em 1908 juntamente com Machado de Assis, sendo assim ignorava a literatura moderna.
Ela tinha a necessidade de "corrigir" a língua de acordo com o que pra ele era o correto.
A ignorância do autor o levava a diferenciar a língua da cozinheira, a língua do caipira... o que passagem a imagem de que Além de preconceito linguístico, napoleão tinha preconceito social. Ou seja, preconceito contra as pessoas que muitas vezes por causa da profissão, além de problemas econômicos não tiveram a oportunidade de estudar.
O que só importa são as construções gramaticais. Boas construções seguem a gramatica normativa.
Uma das coisas que ele afirmava era “as pessoas escrevem melhor do que fala porque para escrever elas tem tempo para pensar”. só pessoas que sabem falar bem deveria assistir televisão, já que ela é umas das maiores percursoras da fala errada.
Ex: Trapalhoes não existe, o verbo é atrapalhar , quem atrapalha é atrapalhao.
Eça de queiroz, pela leitura difícil , obrigagando o leitor usar dicionário