Preconceito Cultural
Nas sociedades, o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Podemos citar o exemplo da civilização grega, onde o bárbaro (estrangeiro) era o que "transgredia" toda a lei e costumes da época. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente. Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.
De forma mais corriqueira e vultosa para se fazer notar, o preconceito e a elitização cultural parecem estar se arraigando cada vez mais fundo no âmago da juventude brasileira, não se fazendo necessário ampliar a busca para além dos círculos sociais mais diminutos.
É comum despender esforço para se fazer parte de um grupo, estar junto de nossos pares e similares, porém como se determina uma afinidade?
Compartilhar gostos musicais, artísticos, ideologias e opiniões tem sido o caminho mais curto para a harmonia das relações sociais, onde os semelhantes regozijam-se com a companhia alheia que lhe é conveniente e tendem a retaliar o que lhes são estranhos ou antagônicos. Seja na dicotomia simplória de Capitalismo x Socialismo, no embate histórico entre as diferentes correntes literárias ou até mesmo na definição de preferência musical, os grupos contrários se digladiam e