Precocneito Linguístico
2752 palavras
12 páginas
RELATÓRIO DE ATIVIDADESSERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
2 IDENTIFICAÇÃO DA ATVIDADE/OBJETIVOS
O presente relatório sobre o livro “Preconceito Linguístico – o que é, como se faz”, de Marcos Bagno, foi elaborado a fim de mostrar quais as características e de que forma atua o preconceito linguístico na sociedade.
INÍCIO: 15/11/11
TÉRMINO: 23/11/11
TOTAL DE HORAS: 13 horas
3 DESCRIÇÃO SUMÁRIA DA ATIVIDADE
3.1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BAGNO, Marcos. (1999). Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 7ª ed., São Paulo: Loyola, 2001. 148 p.
3.2 RESUMO DA OBRA
A obra “Preconceito Linguístico: o que é, como se faz” de Marcos Bagno, apresenta de forma prática, por meio de exemplificações e exposições, o preconceito linguístico existente no Brasil, destacando suas características, de que forma ele se apresenta na sociedade e a quem ele atinge. Juntamente com essas informações, o autor procura mostrar que o preconceito linguístico é o resultado de um embate histórico entre a língua falada e a gramática normativa e que, ao contrário do que muitos pensam, falam e criticam, todos os indivíduos dominam sua língua materna. Por meio deste e outros critérios que são mostrados no decorrer da obra, o autor utilizada critérios para desmentir os vários mitos que circulam o preconceito linguístico e defender os falantes do português do Brasil, procurando convencer a sociedade a se propor a uma mudança para facilitar o convívio com a diversidade que há em nossa língua, pois não há quem fale errado, tudo é uma questão de costumes, adaptação e culturas diferentes.
3.3 EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO
Datas
Atividades
15/11
15/11
15/11
15/11
15/11
15/11
17/11