PRECISÃO E EXATIDÃO
FARMÁCIA
Espectofotometria de Absorção Molecular
Disciplina: Análise Instrumental
Orientadora:
BELO HORIZONTE
SETEMBRO/ 2013
I. Introdução:
Espectrofotometria
Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação eletromagnética por muitas moléculas, quando seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos.
A espectrofotometria baseia- se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infra vermelho.
A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai deste o ultra violeta ao infravermelho no espectro da radiação eletromagnética.
Um espectrômetro é um instrumento espectroscópico que utiliza um monocromador ou um policromador juntamente com um transdutor para converter as intensidades radiantes em sinais elétricos. Os espectrofotômetros são espectrômetros que permitem a medida da razão entre as potências de 02 feixes, uma exigência para se medir absorvância.
Os Fotômetros empregam um filtro para a seleção do comprimento de onda juntamente com um transdutor de radiação adequado. Os espectrofotômetros oferecem a vantagem considerável que o comprimento de onda pode ser alterado continuamente tornando possível registrar –se um espectro de absorção.Os fotômetros apresentam as vantagens da simplicidade, da robustez e do baixo custo.
A maioria dos espectrofotômetros cobre a região do UV/visível e ocasionalmente a região do infravermelho próximo, enquanto os fotômetros são quase exclusivamente utilizados na região do visível. Os fotômetros encontram-se uso considerável com detectores para cromatografia, eletroforese, imunoensaios ou análise em fluxo contínuo. Ambos, os fotômetros e os espectrofotômetros podem ser encontrados na variedade de feixes únicos ou duplos.
II. Materiais e Métodos:
Béqueres;
Bureta;
Fotômetro de chama;
Balão volumétrico 100mL;
Pipeta volumétrica;
Proveta 10mL;
Cubeta 1cm;
Água