preciso da materia de biologia
Prof. Everton da Silva Correa
A CIÊNCIA NA
HISTÓRIA
www.professordafilosofia.blogspot.com
As três principais concepções de ciência
Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciências ou de ideias de cientificidade:
a racionalista;
a empirista;
e a construtivista.
A concepção racionalista
(que se estende dos gregos até o final do século XVII)
Afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida.
O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas, e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma.
A concepção empirista
(que vai da medicina grega e Aristóteles até o final do século XIX)
Afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento.
A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente a função de verificar e confirmar conceitos, mas a de produzi-los.
Antes...
A concepção racionalista e empirista consideravam que a teoria científica era uma explicação e uma representação verdadeira da própria realidade, tal como esta é em si mesma. A ciência era uma espécie de raio X da realidade.
A concepção racionalista era hipotético-dedutiva, isto é, definia o objeto e suas leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previsões. A concepção empirista era hipotético-indutiva, isto é, apresentava suposições sobre o objeto, realiza observações e experimentos e chegava à definição dos fatos, às suas leis, suas propriedades, seus efeitos posteriores e a previsões.
A