preciptação de metais
RENDIMENTO DE UMA REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO
OBJETIVOS
Observar uma reação de precipitação.
Realizar cálculos estequiométricos envolvendo reagente limitante e em excesso.
Calcular o rendimento de uma reação.
INTRODUÇÃO
Uma equação química convenientemente ajustada fornece informações a respeito das quantidades dos reagentes consumidos e produtos formados. A relação estequiométrica entre produtos e reagentes permite calcular a massa de produto a ser obtida a partir de massas conhecidas dos reagentes. Essa massa, contudo, é um valor teórico, já que a manipulação dos reagentes sempre induz à perdas, por mais cuidados que possamos ter. A relação entre a quantidade de substância obtida experimentalmente e a quantidade calculada, multiplicada por cem, nos fornece o rendimento percentual da reação. As reações que resultam na formação de um composto pouco solúvel (insolúvel) são conhecidas como reações de precipitação. Nesse caso o produto pode ser separado rapidamente por filtração ou centrifugação.
As reações de precipitação ocorrem quando certos pares de íons de cargas opostas se atraem tão fortemente que formam um sólido iônico insolúvel como na reação entre o nitrato de chumbo e o iodeto de potássio abaixo A solubilidade de um sólido é a quantidade de substância que pode ser dissolvida em certas quantidades de solvente.
Exemplo:
PbI - 1,2 10-3 mol/L a 25 oC
Se a solubilidade for inferior a 0,01 mol/L (o composto é insolúvel).
As regras da solubilidade são experimentais e estão relacionadas ao caráter covalente dos compostos iônicos conforma ilustra a Tabela 1.
Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) ⇌ PbI(s) + 2KNO3(aq)
Tabela 1 – Dados qualitativos de solubilidade de compostos
COMPOSTOS SOLÚVEIS EXCEÇÕES
Quase todos os sais de Na+, K+ e NH4+
Todos os sais de Cl-, Br- e I- Haletos de Ag+, (Hg2)2+ e Pb2+
Compostos que contém F- Fluoretos dos íons grupo 2 e Pb2+
Sais de nitrato, Clorato, Perclorato e Acetato
Sais de sulfato Sulfatos dos íons