PRECEITOS ACERCA DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO
Jéssica Gomes Lopes
PRECEITOS ACERCA DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA
Bauru
2010
Jéssica Gomes Lopes
ORIENTADOR: PROF. MS. ALEXANDRE AUGUSTO DE MATTOS ZWICKER
DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DO PROCESSO
FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU
Rua Rodolfina Dias Domingues, quadra 11, s/n, Quinta Ranieri, Jardim Ferraz, Bauru/SP.
Fone/Fax: (14) 2109-6200
Site: www.fibbauru.br
PRECEITOS ACERCA DO PRINCÍPIO DA ISONOMIA
Artigo apresentado com o objetivo de explanar o Princípio da Isonomia, que tem respaldo no artigo 5º, caput, da Constituição Federal de 1988, de maneira a explorar seus principais aspectos e definições e também elucidar dúvidas, abordando de maneira clara os ensinamentos da doutrina a respeito de tal princípio.
Palavras-chave: princípios constitucionais, isonomia, igualdade.
Bauru
2010
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por objetivo analisar o Princípio da Isonomia, resguardado pela Constituição Federal de 1988, de modo a apresentar suas principais características e conceitos, com base nos ensinamentos da doutrina.
Após uma breve definição sobre os princípios em seu aspecto geral, direcionaremos o estudo ao princípio em questão, explorando suas definições e elementos essenciais.
Ao longo do artigo também serão apresentados, além de conceitos e características, os três elementos tidos como necessários para aferição do Princípio da Isonomia, discorrendo sobre o que visa cada um deles.
O artigo 5º, caput, da Constituição Federal afirma que todos são iguais perante a lei e que a lei é igual para todos sem distinção de qualquer natureza. Diante disso, para entender melhor o princípio, devemos analisar essa igualdade sob dois enfoques: o da igualdade formal e o da igualdade material.
De acordo com a igualdade formal, entende-se que a lei é abstrata, geral e impositiva a