Prebióticos
Prebióticos são componentes dos alimentos que não são digeridos que estimulam a proliferação e a seleção das bactérias benéficas no intestino. Eles podem inibir a proliferação de microorganismos patógenos dando oportunidade aos benéficos se multiplicarem com mais facilidade. As fibras são consideradas alimentos prebióticos, pois os componetes não absorvidos são substratos para as bactérias benéficas intestinais. Há outros prebióticos conhecidos atualmente como amido resistente (lactulose e inulina) os quais as bactérias benéficas são capazes de fermentar.
O amido é um carboidrato que pode ser classificado como digerível e resistente. O digerível é transformado em glicose e vai alimentar as células do corpo, já o amido resistente, escapa da digestão no intestino delgado servindo de substrato benéfico para a flora bacteriana no intestino grosso.
Dessa forma, seu efeito tem sido comparado ao das fibras alimentares, visto que resiste a ação das enzimas digestivas gerando uma maior saciedade o que contribui para o emagrecimento.
Como tudo tem dois lados, geralmente o amido resistente também tem alguma quantidade de amido digerível e portanto vale a pena equilibrar as quantidades para não ter aumento de peso desnecessário.
A banana verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida ainda verde, apresenta alto conteúdo de amido resistente, similar ao da fibra alimentar, os quais não são digeridos no intestino delgado, sendo fermentado somente no intestino grosso, o que favorece a proliferação de bactérias benéficas para o intestino devido sua ação prebiótica.É um alimento de baixo índice glicêmico e auxilia ainda na prevenção do acúmulo de gordura corporal devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente