PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS
Probióticos e Prebióticos
Ji-paraná
2015
MIRIAM CRISTINA SILVA CARVALHO
Probióticos e Prebióticos
Trabalho de Bioquímica
Aplicada às Ciências Agrárias,
Curso de Medicina Veterinária,
Profª Ma. Renata B. N. Fuverki
Ji-paraná
2015
RESUMO
Os probióticos são bactérias que produzem efeitos benéficos no hospedeiro, usadas para prevenir e tratar doenças, como promotores de crescimento e como imunoestimulantes.
Tanto nos seres humanos quanto nos animais a macrobiota intestinal exerce um papel importante.
Palavras-chave: probióticos, prebióticos, imunomodulaçã, microbiota.
INTRODUÇÃO
O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”. Ao longo do tempo, esta denominação teve diferentes acepções, por um tempo a usaram para denominar substâncias secretadas por um protozoário que estimularam o crescimento de outros, para denominar suplementos alimentares destinados a animais, incluindo microrganismos e substâncias que afetam o equilíbrio da microbiota intestinal. FULLER (1989) considerou que os probióticos são suplementos alimentares que contêm bactérias vivas que produzem efeitos benéficos no hospedeiro, favorecendo o equilíbrio de sua microbiota intestinal, entanto HAVENAAR & HUIS IN’T VELD (1992) consideraram que são culturas únicas ou mistas de microrganismos que, administrados a animais ou humanos, produzem efeitos benéficos no hospedeiro por incremento das propriedades da microbiota nativa.
Esses autores restringiram o uso desse termo a produtos que contenham microrganismos viáveis que promovem a saúde de humanos ou animais, e que exercem seus efeitos no aparelho digestivo, no trato respiratório superior ou no trato urogenital (HAVENAAR et al., 1992). SCHREZENMEIR & DE VRESE (2001) propuseram que o termo probiótico deveria ser usado para designar preparações ou produtos que contêm