PRE SAL
Pré-sal representa uma parte do subsolo situado no fundo do mar que se encontra sob uma camada de sal.
As rochas do pré-sal cobrem cerca de 800 quilômetros do litoral brasileiro, numa parte que vai de Santa Catarina até ao Espírito Santo. Nessas rochas existem grandes reservatórios de óleo que produzem petróleo.
Envolvimento político:
Por iniciativa presidencial, o Congresso Nacional aprovou lei que destina 75% dos royalties e 50% do fundo de recursos do pré-sal para a educação e 25% para a saúde.
Atualidades:
Pré-sal na campanha:
O que Marina propôs
Marina lança o programa de governo com o pré-sal em segundo plano. Diz que o petróleo “é uma prioridade entre outras”, e que vai focar no realinhamento da matriz energética, com fontes renováveis como a solar, eólica e a biomassa.
Dilma ataca:
A candidata Dilma Rousseff (PT) ataca Marina, alegando que ela reduziu a importância do pré-sal e a questionou sobre o motivo do “desprezo de um recurso tão importante para o Brasil”.
A proposta de Aécio:
Em entrevistas, diz que planeja rediscutir o modelo de partilha para explicação do pré-sal, adotado por Dilma,. O modelo de concessão dá ao setor privado o direito de exploração dos campos de petróleo. Em vigor desde 2010, a produção é dividida entre o consórcio e a União. Vence o leilão quem oferece ao governo a maior parcela da produção.
Marina abandona discurso antipetróleo e adere ao pré-sal
Marina mudou seu discurso após a alfinetada de Dilma. Ela disse no dia 07/09 que as riquezas do pré-sal garantirão projetos estratégicos para o País viabilizando investimentos para a saúde e educação e, disse ser caluniada e acusada de ser contra esse patrimônio.
O Leilão de Libra:
Em 21 de outubro foi realizado o Leilão do campo de Libra que recebeu um lance único, com o consórcio vencedor oferecendo 41,65% de excedente em óleo para a União. A Petrobrás, lidera o consórcio com 40%, enquanto a anglo-holandesa e a francesa ficaram