pre sal
Turma: Engenharia Mecânica 2º Período
Introdução à Engenharia: Leonardo Dornellas
1) O que é camada pré-sal? Onde está localizada?
R: Em geologia, camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formada exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica. Segundo os estudiosos no assunto, esse tipo de rocha mantém aprisionado o petróleo recentemente descoberto, pelos brasileiros.
Ainda, segundo os geólogos brasileiros, essa camada mais antiga de sal foi depositada durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gonduana (supercontinente,que teoricamente afundou formando a junção oceânica das placas americanas e africanas respectivamente) e suposto afastamento entre a América do Sul e a África - processo iniciado há cerca de 120 milhões de anos. As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semiárido a árido.
O estrato do pré-sal ocupa uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros de comprimento, ao longo do litoral brasileiro. A área, que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da Petrobras, encontra-se no subsolo oceânico e estende-se do norte da Bacia de Campos ao sul da Bacia de Santos e desde o Alto Vitória (Espírito Santo) até o Alto de Florianópolis (Santa Catarina)
2) Quais as oportunidades econômicas e de emprego a sua exploração trarão?
R: Os especialistas prevêem que até 2020, sejam criados 500.000 empregos diretos e indiretos com a exploração do Petróleo no Pré-Sal. Estes empregos vão vir de diversas áreas diferentes, sendo necessários profissionais de diversas especialidades:
Pesquisa Tecnológica: Para a pesquisa tecnológica, seja nas áreas de Engenharia do Petróleo, de Engenharia Naval ou então de tecnologia da exploração vão ser necessários milhares de cientistas e engenheiros.
Construção de Plataformas e