Pre Sal
É uma área de reserva petrolífera que fica debaixo de uma profunda camada de sal. No Brasil esta camada compreende uma faixa que engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, além das bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos. Ela é chamada de pré-sal devido o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal se formou antes da outra camada da sal ( daí o nome “pré”)
É a melhor fonte de extração?
O petróleo reservado na camada de pré-sal é considerado leve, ou seja de baixa densidade, pois a camada de sal conserva a qualidade do petróleo e esse fator é de extrema importância, porque assim ele é muito mais fácil de ser refinado, além de produzir mais derivados finos, possuí menos enxofre, por isso poluí menos também e sendo mais valorizado no comercio mundial.
Gerou mais oportunidades de emprego?
Avalia-se que tenha de 70 a 100 bilhões de barris equivalente de petróleo. Sendo assim haverá um grande lucro e o Brasil poderá então se tornar o grande exportador de petróleo com esse óleo, gerando mais riquezas e diminuindo a taxa de desemprego, além disso, o país poderá ter o poder de decisão política.
O petróleo do pré-sal e o Meio Ambiente
Alguns ambientalistas e pensadores se opõem quanto ao investimento na exploração do petróleo. Eles acreditam que isso pode tornar o país um vilão do aquecimento global. Nos dias atuais o mundo está com o pensamento voltado para modificar as formas de se obter energia por meios menos agressivos ao meio ambiente. O enxofre, o dióxido de carbono, gases que poluem a atmosfera, sem falar nos vazamentos e acidentes que espalham grande quantidade de petróleo no Oceano matando muitas espécies de animais e vegetais. Todos esses fatores devem ser levados em consideração para se tomar uma decisão tão importante, pois os benefícios e comodidades que esse petróleo pode trazer, podem no futuro significar o contrário.