Pre sal
Pré-sal é uma extensa camada de sal, localizada ao longo da costa brasileira, mais precisamente, nas costas marítimas, nas regiões sul e sudeste. Abaixo dessa camada de sal, existe uma grande fonte de petróleo, hoje em dia muito valorizada mundialmente. A sua exploração traz muitos benefícios, porém, em contrapartida traz danos ao meio ambiente.
A descoberta dessa fonte de petróleo, juntamente com a queda do índice de desmatamento da Amazônia, faz com que o Brasil fique em uma situação favorável. Entretanto deve-se ter muita cautela, pois estamos lidando com questões que envolvem nosso meio ambiente.
Essa precaução não se deve só pelo fato de acontecimentos atuais e antigos, mostrarem que o petróleo causa danos diretamente e indiretamente. Um exemplo é o vazamento de petróleo no Golfo do México, onde foram utilizados materias baratos, e de baixa qualidade, na construção da base de extração.
No Brasil, o lucro deve ir diretamente para a solução de problemas primordiais, como a fome, saúde e educação. Esses lucros serão obtidos ao longo do tempo e deverão ser revertidos para a reparação dos danos causados pela própria extração.
Portanto, não há duvidas de que o Pré-sal é uma das maiores oportunidades do Brasil alavancar sua economia. Contudo, devem-se atribuir valores proporcionalmente iguais às necessidades do país e à preservação do meio ambiente, pois sem o meio ambiente, não há futuro.
A Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela Companhia na província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, no dia 20 deste mês, a marca de 300 mil barris de petróleo por dia (bpd). Desse volume, 83% (249 mil bpd) correspondem à parcela da Petrobras e o restante, à das empresas parceiras da Companhia nas diversas áreas de produção da camada pré-sal. A produção de 300 mil barris por dia foi alcançada sete anos, apenas depois da primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, ocorridos em 2006. Trata-se de um