Pre relatório - Dilatação Linear
Objetivo do experimento: Determinar o coeficiente de dilatação linear de uma barra de metal.
Introdução teórica: A dilatação térmica consiste no aumento de temperatura que um corpo sofre, e por consequência, suas moléculas passam a se agitar mais rápido ocupando mais espaço. A dilatação térmica linear, por sua vez, aplica-se nos corpos em estado sólido, e consiste na variação de apenas uma dimensão.
Em uma barra homogênea, por exemplo, de comprimento L0 a uma temperatura inicial T0, onde a temperatura é aumentada para T, observa-se que seu comprimento também aumenta para L. Para calcular a variação de comprimento do corpo que sofreu a dilatação linear utiliza-se a seguinte equação:
∆L = L0 . α . ∆T (1)
Sendo: ∆L: variação de comprimento, em metros, do corpo que sofreu a dilatação linear. L0: comprimento, em metros, inicial do corpo. ∆T: variação de temperatura, em graus Celsius, sofrida pelo corpo (T–T0). α: coeficiente de dilatação linear, em ºC-1, uma constante característica do material que constitui o corpo.
Pode-se definir outra fórmula, em consequência de (1):
(2)
O gráfico da dilatação em função do tempo deve ser um segmento de reta, já que a equação é de primeiro grau, e não passa pela origem, pois o comprimento inicial é diferente de zero.
Material a ser utilizado: Para ser realizado o experimento serão necessários os seguintes materiais:
Manômetro
Suporte universal
Bacia
Barras de cobre, alumínio e latão
Conexão de látex (mangueira)
Garra
Fonte de calor
Termômetro
Rolha
Balão de fundo redondo com saída lateral de 250 mL
Água
Bibliografia http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Dilatacao/linear.php http://www.efeitojoule.com/2009/09/dilatacao-linear-dilatacao-termica.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAApp4AB/relatorio-dilatacao-linear