pre projeto
Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica, de vidro ou de concreto e pedras. A alvenaria é comumente usada em paredes de edifícios, muros de arrimo e monumentos. Os blocos mais comuns são os cerâmicos e os de concreto .Os blocos cerâmicos (também conhecidos como tijolos) podem ser maciços ou vazados. Os blocos de concreto são sempre vazados.
Figura 1 – Bloco de concreto.
Figura 2 – Bloco de cerâmica.
2. ALVENARIA ARMADA
A alvenaria armada utiliza armaduras passivas de fios, barras e telas de aço. As paredes de alvenaria armada representam um elemento construtivo com enorme importância econômica. Afinal, a alvenaria armada é constituída de ferro e argamassa que formam pilares para sustentação de peso e sustentação da parede. São preenchidos com concreto fluido ou "betão" denominado "graute". Os furos da alvenaria armada são armados com ferro a modo de pilares pequenos. Os pilaretes são concretados dentro dos furos do bloco e portanto, dentro da parede.
Figura 3 – Exemplos de alvenaria armada.
2.1 Utilização
A alvenaria armada é muito útil em construção de prédio, edificações com construção que são feitas com tijolos. No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas. Na alvenaria armada estrutural, esses elementos são desnecessários, pois as paredes distribuem a carga uniformemente ao longo dos alicerces. Para erguê-las, é preciso usar blocos especiais, mais resistentes que as peças de vedação. A alvenaria armada estrutural pode ser de concreto, materiais cerâmicos, entre outros.
Para o efeito, diferentes tipos de unidades de alvenaria de betão ou cerâmicos têm que ser desenhados de modo a facilitar a introdução das armaduras. É muito comum a existência quer de blocos de betão quer de blocos cerâmicos com furacão vertical destinada à introdução das armaduras verticais. Para além das