pre projeto
Introdução
Esse artigo é um referencial teórico do trabalho de conclusão de curso da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná do terceiro ano de Educação Física-licenciatura, clássicos da literatura histórico-cultural será usado para embasamento teórico de um trabalho que terá abordagem critica sobre problemas dos alunos relacionados a imagem corporal e trará a pratica de exercício resistido em escolares como ferramenta para esses problemas, mostrará os diversos benefícios e suas aplicações no contexto escolar fazendo apontamento adjunto aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Objetivo Geral: Investigar como organizar as aulas de EF por meio do exercício resistido para que haja o desenvolvimento da consciência do aluno nas aulas de Educação Fisica
Objetivo especifico:
Investigar nas produções bibliográficas sobre exercício resistido o local que as atividades de conteúdos ocupam para obtenção de resultados.
Investigar os pressupostos do materialismo histórico dialético, e da teoria histórico-cultural que apresentam explicam aprendizagem de conceitos de desenvolvimento humano.
Compreender a organização da aula de exercício resistido afim de que haja a aprendizagem dos conceitos sistematizados.
Questão problema: Como organizar a pratica do exercício resistido para que haja o desenvolvimento da consciência do aluno nas aulas de Educação Fisica?
Hipótese: Consciencia do exercício resistido pelo aluno promovida pela aprendizagem de conceitos sistematizados (científicos).
Referencias bibliográficas:
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 1876
O Capital. MARX, Karl. Maquinaria e grande industria Cap. XVII
VYGOTSKY, Lev.S . A Construção do Pensamento e Linguagem cap. V Formação dos conceitos científicos
PINO. A Semiótica e cognição na perspectiva histórico-cultural
GALUCH, Maria. Apropriação de instrumentos simbólicos: implicações