Pre projeto
IGCC, Ciclo Combinado de Gaseificação Integrado
Introdução: Esse trabalho é um estudo sobre o IGCC, Ciclo Combinado e Gaseificação Integrado, que resumidamente: É o resultado da queima de um combustível, e nessa queima o gás gerado, é sintetizado e aciona turbinas para a geração de eletricidade. O excesso de calor produzido é utilizado para acionar turbinas a vapor que produzirão mais energia elétrica.
Justificativa:
O Ciclo Combinado de Gaseificação Integrada é a forma mais limpa e com o maior coeficiente de geração de energia, dentre todos os meios que envolvem combustíveis fosseis como matéria prima, e é essencial a divulgação e a futura implantação desse meio na substituição das indústrias termelétricas convencionais, o efeito colateral mais grave é a geração do gás enxofre, que é um dos gases responsáveis pela diminuição da espessura da camada de ozônio e sucessivamente oaquecimento global, gás esse que é gerado no ciclo do IGCC, mas uma técnica vem sendo testada nas industrias pioneiras na implantação do IGCC, é a colocação de um sistema de filtragem dos gases que purificará em até 85% os gases liberados, solucionando assim o mais grave dos poucos problemas apontado até hoje nesse sistema de geração e deixando ainda mais sustentável esse ciclo.
Objetivo alvo: O intuito do trabalho é divulgar e explicar mais sobre o que é o IGCC, que é uma forma nova de cogeração de energia, pouco conhecida no mundo, mas que pode ser uma solução sustentável e inovadora para aprodução de uma energia mais limpa, uma nova forma de obter energia de uma maneira mais produiva de uma forma não sustentável já exisente, as termelétricas,uma coisa que não agrida tanto a natureza e não influencie tão negativamente na vivência com o meio ambiente. Resumidamente é uma forma de substituir as altamente poluentes termelétricas e aumentar a capacidade de geração com a combinação vapor-gás. Enfim, e com isso demonstrar a