pre projeto
Projeto Tec-Reg
Programa de tecnologia educacional da Rede de
Escolas de Governo do Estado de São Paulo
Nome: Camila Perocco Borges; 5743547; camilaperocco@hotmail.com
Orientador: Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques; pmarques@fmrp.usp.br
Supervisor: Carmen Aparecida Scaglioni Carnim; ribpreto.drs@gmail.com
Ribeirão Preto, 6 de agosto de 2012
1. Introdução
Nos últimos anos, a telemedicina vem emergindo como uma forma adicional de promoção da saúde em diversos aspectos. A Telemedicina ou Telesaúde é caracterizada pela prática da medicina à distância através do uso de recursos tecnológicos e de comunicação. Nos dias atuais, a telemedicina vem sendo aplicada mais frequentemente em hospitais e instituições de saúde que buscam outras instituições de referência para consultar e trocar informações. Também vem sendo aplicada para discussões de casos clínicos, auxílio ao diagnóstico, bem como na assistência direta aos pacientes.
Sendo assim, é atribuído à Telemedicina um enorme potencial de promover e agregar benefícios socioeconômicos à sociedade à medida que:
a)
b)
c)
d)
Promove o acesso aos serviços de saúde;
Cria oportunidades de aprimoramento (educação) para os profissionais da saúde;
Melhora a atenção e a qualidade de vida;
Ajuda na organização dos provedores (instituições e empresas).
A Telemedicina é hoje regulada pelo órgão norte americano ATA (American
Telemedicine Association) e já é uma realidade em muitos países. Segundo informações da ATA, a Telemedicina congrega uma redução de custos com a ampliação da promoção em saúde.
2. Justificativa
O estado de São Paulo conta com diversas instituições dedicadas à formação, capacitação e ao treinamento profissional dos servidores públicos conhecidas como escolas de governo paulistas. Entre elas está a Egap (Escola de Governo e
Administração Pública), uma instituição que contempla, dentre outras modalidades, a educação à distância e